Confira agora os anais do III SENAVI 2023 Confira os Anais do III Seminário Nacional sobre Violência e Saúde
Acessar Acessar materialO Seminário Nacional sobre Acidentes e Violências (SENAVI) está com as inscrições abertas para submissão de artigos que podem ser escritos com base em 12 eixos temáticos.
Os trabalhos aprovados nessa modalidade serão apresentados na forma oral em sessões temáticas em salas virtuais de forma remota e assíncrona. Cada autor terá de 3 a 7 minutos para apresentar seu trabalho.
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Prazo para submissão
O III Seminário Nacional de Acidentes e Violências (SENAVI) receberá resumos de trabalhos com as respectivas apresentações gravadas até o dia 17 de JULHO de 2023, às 23h (horário de Brasília). Os resumos deverão ser submetidos no site do evento.
A relação dos trabalhos aprovados será publicada no site do SENAVI e do LAVISA. A comunicação sobre o status de cada trabalho submetido, aprovado ou não-aprovado, será realizada pelo e-mail cadastrado do autor que submeteu o trabalho, e/ou pelo site do evento
Limite de resumos por participante
É permitido a cada participante submeter no máximo dois resumos vinculados à sua inscrição. Não há limite para participação em coautoria de trabalhos inscritos por outros participantes.
Cada autor ou coautor responsável poderá ficar com a responsabilidade da apresentação de até cinco trabalhos.
O certificado da apresentação do trabalho será emitido somente se o autor/coautor responsável pelas apresentações dos trabalhos, estiver inscrito no evento, e comparecer à atividade presencial (03/08/2023).
Diretrizes para gravação e envio do link do vídeo:
- 1.O vídeo da apresentação deverá ser gravado no formato horizontal 16x9 com boa resolução de som e imagem, pode ser feito utilizando a ferramenta ZOOM, PowerPoint ou outro aplicativo que garante a qualidade do som e imagem. A comissão Científica disponibilizará o layout do slide a ser apresentado.
- 2. Conforme definição da Comissão Científica, a apresentação deverá respeitar o limite de 3 (três) a 5 (cinco) minutos de duração.
- 3. Adicione no título do vídeo: III SENAVI - NOME COMPLETO DO APRESENTADOR;
- 4. Adicione no campo descrição do vídeo:
- - Nome do Evento: III SENAVI;
- - Título do trabalho;
- - Nome dos Autor/Coautores;
- - Eixo temático.
- 7. O link do vídeo postado deverá ser enviado no momento da submissão do formato escrito do resumo. Após a submissão, alterações não serão aceitas.
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Os trabalhos submetidos devem identificar qual eixo temático se enquadra. O III SENAVI irá aceitar trabalhos que abordem os seguintes eixos:
- VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
- VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇA E ADOLESCENTE
- VIOLÊNCIA CONTRA PESSOA IDOSA
- VIOLÊNCIA CONTRA POPULAÇÃO NEGRA
- VIOLÊNCIA CONTRA POPULAÇAO LGBTQIA+
- VIOLÊNCIA CONTRA PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS
- VIOLÊNCIA CONTRA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA
- VIOLÊNCIA AUTOPROVOCADA
- VIOLÊNCIA SEXUAL
- VIOLÊNCIA INSTITUCIONAL
- VIOLÊNCIA CONTRA A POPULAÇÃO DE IMIGRANTES
- POLÍTICAS DE PREVENCÃO E/OU ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA
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O III SENAVI irá trabalhar com apresentações de resumos na modalidade Apresentação Virtual curta assíncrona.
Os trabalhos aprovados nessa modalidade serão apresentados na forma oral em sessões temáticas em salas virtuais de forma remota e assíncrona. Cada autor terá de 3 a 7 minutos para apresentar seu trabalho.
Portanto, para apresentar o trabalho o autor/coautor deverá dispor de meios próprios para ter acesso à internet e à recursos próprios que viabilize o autor a postar o vídeo gravado contendo a apresentação do trabalho.
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O arquivo de submissão do formato escrito do resumo deverá estar no formato WORD.
As seguintes orientações devem ser observadas e seguidas na construção do resumo que será submetido ao III SENAVI:
Eixo temático: identificar o eixo temático, selecionando o eixo temático disponível neste evento em que seu trabalho predominantemente se enquadra, sendo Violência ou Acidente.
Título: deve ser objetivo, conciso e informativo. O campo deve ser preenchido com LETRAS EM CAIXA ALTA e conter até 170 caracteres com espaços.
Autores: informar nome completo e filiação institucional de cada autor/coautor (Exemplo: ANA JOAQUINA LISBOA, Departamento de Enfermagem, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória – ES, Brasil). Primeiro deve ser informado o autor principal e em seguida, se houver, o(s) coautor(es). Máximo de 07 (sete) autores.Resumo: o texto deve ser objetivo e conciso. Os tópicos a seguir são obrigatórios e possuem campos específicos para preenchimento. Esses campos não devem ser preenchidos com letras em caixa alta, devem seguir esta formatação: fonte arial, tamanho 12, espaçamento duplo. Entre parêntesis, estão o número máximo de caracteres de cada campo, incluindo os espaços.
- Apresentação/Introdução (200 caracteres com espaços)
- Objetivos (250 caracteres com espaços)
- Metodologia (700 caracteres com espaços)
- Resultados (700 caracteres com espaços)
- Conclusões/Considerações (300 caracteres com espaços)
- Palavras-chave: conter até 5 descritores.
Gráficos, tabelas, imagens e lista de referências bibliográficas não poderão ser incluídos no resumo devido à limitação de espaço.
Apresentador do trabalho: indicar o nome, a filiação institucional e o e-mail do autor principal ou coautor que apresentará o trabalho no vídeo gravado.
Fonte(s) de financiamento: crédito a órgãos financiadores da pesquisa, se pertinente.
Conflito de interesses: Os autores devem informar qualquer potencial conflito de interesse, incluindo interesses políticos e/ou financeiros associados a patentes ou propriedade, provisão de materiais e/ou insumos e equipamentos utilizados no estudo pelos fabricantes. Veja as orientações constantes no item 4 destas regras. Se não houver conflito de interesse, somente descrever nesse campo “Os autores deste trabalho declaram não haver conflito de interesse”.
Cada pessoa listada como autor(a) dos trabalhos deve ter: (1) contribuições substanciais para a concepção ou delineamento do estudo; ou a aquisição, análise ou interpretação dos dados do trabalho; (2) participação na elaboração do resumo; (3) aprovação final da versão do resumo a ser publicada; (4) concordância em ser responsável por todos os aspectos do trabalho, no sentido de garantir que as questões relacionadas à exatidão ou à integridade de qualquer parte da obra sejam devidamente investigadas e resolvidas. Os autores e autoras devem ter confiança na integridade das contribuições de todos os demais.
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A comissão avaliadora será formada por pessoas com formação e experiência na área e que observarão os seguintes itens no momento da avaliação:
- Adequação à temática do SENAVI;
- Adequação ao escopo do eixo temático escolhido;
- Organização, capacidade de síntese e clareza de exposição dos objetivos, métodos, resultados e conclusões;
- Adequação conceitual e metodológica para o alcance dos objetivos do estudo;
- Coerência entre os resultados e as conclusões;
- Adequação do título;
- Relevância, atualidade e natureza inovadora (nova aplicação/contribuição ao conhecimento existente);
A partir de 15 de JULHO de 2023, a Comissão Organizadora comunicará por e-mail e/ou no site do evento SENAVI os trabalhos aprovados.
O número de trabalhos aprovados será definido de acordo com os critérios da Comissão Científica e segundo a adequação ao tempo e aos recursos disponíveis para a realização do SENAVI.
Os resumos recebidos serão publicados nos Anais do Evento. Reforçamos a importância da revisão ortográfica e gramatical no preparo dos mesmos. No mesmo sentido, devem ser observadas as orientações referentes ao padrão para preenchimento do título, do(s) nome(s) de autor(es) e do resumo.
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Eventos Prazos Data limite para envio de resumos e dos links dos respectivos vídeos gravados das apresentações dos resumos 21/07/2023 Divulgação dos resultados das avaliações dos resumos e vídeos submetidos. No site -
Será disponibilizado online (na área restrita do autor responsável pelo resumo) apenas um certificado por trabalho aprovado, no qual constarão os nomes de todos os autores e coautores, até 20 dias após o evento.
Os anais serão disponibilizados no site do SENAVI até 60 dias após o evento.
Receberão o certificado pela apresentação do trabalho apenas os resumos aprovados, com vídeo da apresentação gravado conforme as normas, sendo obrigatória para a certificação além da apresentação/gravação, a inscrição e participação do apresentador, na atividade presencial do dia 03 de agosto.
Ainda, somente os trabalhos que seguirem os critérios supracitados farão parte da publicação nos anais.
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O evento discute os determinantes sociais da violência e o seu impacto social e de saúde, fortalecendo ainda mais a compressão da importância de ações interdisciplinares.