Principais Informações
Seminário "Violência e saúde: da prevenção ao cuidado integral" está com as inscrições abertas para submissão de artigos que podem ser escritos com base em 14 eixos temáticos.
Os trabalhos aprovados nessa modalidade serão apresentados na forma oral em sessões temáticas em salas virtuais de forma remota e assíncrona. Cada autor terá de 3 a 7 minutos para apresentar seu trabalho.
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O evento de encerramento do curso de Especialização em Prevenção às Violências, Promoção da Saúde e Cuidado Integral, intitulado: “Violência e Saúde: da prevenção ao cuidado integral” receberá resumos de trabalhos do dia 19/02/2025 até o dia 28/02/2025, às 23hrs (horário de Brasília). Os resumos somente poderão ser submetidos pela internet, por meio do site do evento.
A relação dos trabalhos aprovados será publicada no site do evento. Além disso, a comunicação do status de cada trabalho submetido, seja aprovado ou não-aprovado, será realizada pelo e-mail cadastrado pelo autor que submeteu o trabalho, bem como, a modalidade de apresentação, pôster ou comunicação coordenada.
Modalidade pôster
Os trabalhos aprovados na modalidade pôster serão divulgados no site do evento, e ficarão disponíveis para acesso através de link disponibilizado no site, e os autores receberão um e-mail de confirmação a respeito da aprovação. Quanto ao certificado, nesta modalidade receberão aqueles que forem aprovados e que o participante que submeteu o resumo tenha realizado a inscrição no evento.Modalidade comunicação coordenada
Os trabalhos aprovados na modalidade de comunicação coordenada, para além do resumo em formato de pôster submetido na inscrição deverão acessar a sala de comunicação coordenada para apresentação do trabalho em dia e horário que serão divulgados no site. Também será disponibilizado no site o modelo de apresentação a ser utilizado pelo participante que terá de 5 a 10 minutos de apresentação. Ao final das apresentações na sala, será conduzida uma roda de conversa junto a um avaliador e outros participantes com eixos temáticos semelhantes. A discussão sobre os trabalhos, também será aberta a outros participantes do evento.Limite de resumos por participante
É permitido a cada participante submeter no máximo 02 (dois) resumos vinculados à sua inscrição. Não há limite para participação em coautoria de trabalhos inscritos por outros participantes.Obrigatoriedade de inscrição no evento
Para realizar a submissão dos resumos se faz necessário realizar a inscrição no evento.
Cada autor ou coautor responsável poderá ficar com a responsabilidade da apresentação de até cinco trabalhos.
O certificado da apresentação do trabalho será emitido somente se o autor responsável se inscrever no evento, e, caso a modalidade de apresentação seja comunicação coordenada, o responsável pela apresentação entre na sala online direcionada no dia e horário divulgados no site para a apresentação do trabalho.Tutorial para apresentação de trabalhos em comunicação coordenada
Serão divulgadas salas de apresentação online com o link disponível para acesso no site do evento, que serão realizadas no dia 13/03/2025 no período da tarde através da plataforma Google Meet. Os trabalhos serão divididos de acordo com seus respectivos eixos temáticos, contendo em cada sala um avaliador responsável pelo controle do tempo e ordem das apresentações e condução de discussões. Cada participante terá de 5 a 10 minutos de apresentação.As salas serão abertas para que outros participantes do evento possam participar das discussões.
O material necessário para acesso às salas virtuais, equipamento eletrônico e acesso a internet ficará sob responsabilidade do participante. -
Os trabalhos submetidos devem no ato da submissão se identificar em qual eixo temático se enquadram. O evento irá aceitar trabalhos que abordem os seguintes eixos:
- Violência contra a criança e adolescente
- Violência contra a mulher
- Violência contra a pessoa idosa
- Violência contra a Pessoa com Deficiência
- Violência contra pessoa em situação de rua
- Violência contra a população LGBT+
- Violência contra povos originários, tradicionais e imigrantes
- Violência institucional
- Violência contra a população negra
- Violência sexual
- Violência autoprovocada
- Violência interpessoal
- Violência comunitária
- Políticas, prevenção e cuidado de violência.
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O evento irá trabalhar com apresentações de resumos na modalidade de Comunicação Coordenada curta assíncrona.
Os trabalhos aprovados nesta modalidade serão apresentados na forma oral em sessões temáticas em salas virtuais de forma remota e assíncrona. Cada autor terá de 5 a 10 minutos para apresentar seu trabalho.
Portanto, para apresentar o trabalho o autor/coautor deverá dispor de meios próprios para ter acesso à internet e à recursos próprios que viabilize o autor a participar das salas virtuais.
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O arquivo de submissão do formato escrito do resumo deverá estar no formato PDF de acordo com o modelo disponível no site do evento.
As seguintes orientações devem ser observadas e seguidas na construção do resumo que será submetido:
Eixo temático: identificar o eixo temático, selecionando o eixo temático disponível neste evento em que seu trabalho predominantemente se enquadra.
Título: deve ser objetivo, conciso e informativo. O campo deve ser preenchido com letra Arial, tamanho 12, EM CAIXA ALTA, negrito e centralizado. Deve conter até 170 caracteres com espaço.
Autores: informar nome completo e filiação institucional de cada autor/coautor (Exemplo: ANA JOAQUINA LISBOA, Departamento de Enfermagem, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória – ES, Brasil). Primeiro deve ser informado o autor principal e em seguida, se houver, o(s) coautor(es). Máximo de 07 (sete) autores.
Resumo: o texto deve ser objetivo e conciso. Os tópicos a seguir são obrigatórios e possuem campos específicos para preenchimento. Esses campos não devem ser preenchidos com letras em caixa alta, devem seguir esta formatação: fonte Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas.
- Apresentação/Introdução
- Objetivos
- Metodologia
- Resultados
- Conclusões/Considerações
- Palavras-chave: conter de 3 a 5 descritores. Seguidas de dois-pontos, separadas entre si por ponto e vírgula e finalizadas por ponto. Devem ser grafadas com as iniciais em letra minúscula, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos.
Quanto à sua extensão, convém que os resumos tenham entre 150 a 500 palavras.
Gráficos, tabelas, imagens e lista de referências bibliográficas não poderão ser incluídos no resumo devido à limitação de espaço.
Apresentador do trabalho: indicar o nome, a filiação institucional e o e-mail do autor principal ou coautor que apresentará o trabalho.
Fonte(s) de financiamento: crédito a órgãos financiadores da pesquisa, se pertinente.
Conflito de interesses: Os autores devem informar qualquer potencial conflito de interesse, incluindo interesses políticos e/ou financeiros associados a patentes ou propriedade, provisão de materiais e/ou insumos e equipamentos utilizados no estudo pelos fabricantes. Veja as orientações constantes no item 4 destas regras. Se não houver conflito de interesse, somente descrever nesse campo “Os autores deste trabalho declaram não haver conflito de interesse”.
Cada pessoa listada como autor(a) dos trabalhos deve ter: (1) contribuições substanciais para a concepção ou delineamento do estudo; ou a aquisição, análise ou interpretação dos dados do trabalho; (2) participação na elaboração do resumo; (3) aprovação final da versão do resumo a ser publicada; (4) concordância em ser responsável por todos os aspectos do trabalho, no sentido de garantir que as questões relacionadas à exatidão ou à integridade de qualquer parte da obra sejam devidamente investigadas e resolvidas. Os autores e autoras devem ter confiança na integridade das contribuições de todos os demais.
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A comissão avaliadora será formada por profissionais com formação e experiência na área e que observarão os seguintes itens no momento da avaliação:
- Adequação à temática;
- Adequação ao escopo do eixo temático escolhido;
- Organização, capacidade de síntese e clareza de exposição dos objetivos, métodos, resultados e conclusões;
- Adequação conceitual e metodológica para o alcance dos objetivos do estudo;
- Coerência entre os resultados e as conclusões;
- Adequação do título;
- Relevância, atualidade e natureza inovadora (nova aplicação/contribuição ao conhecimento existente);
A partir de 06 de março de 2025, a Comissão Organizadora comunicará do site do evento os trabalhos aprovados.
O número de trabalhos aprovados será definido de acordo com os critérios da Comissão Científica e segundo a adequação ao tempo e aos recursos disponíveis para a realização do evento.
Os resumos recebidos serão publicados nos Anais do Evento sem edição. Por isso, reforçamos a importância da revisão ortográfica e gramatical no preparo dos mesmos. No mesmo sentido, devem ser observadas as orientações referentes ao padrão para preenchimento do título, do(s) nome(s) de autor(es) e do resumo.
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Data limite para envio de resumos: 28 de fevereiro de 2025 (até às 23h)Divulgação dos resultados das avaliações dos resumos submetidos: A partir de 06 de março de 2025Prazo final para mudança do(a) autor(a) responsável pela apresentação: 28 de fevereiro de 2025Data de apresentação da comunicação coordenada: 13 de março de 2025 - 14 às 17hrs (modalidade online)
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Será disponibilizado online (na área restrita do autor responsável pelo resumo) apenas um certificado por trabalho aprovado, no qual constarão os nomes de todos os autores e coautores.
Certificados de apresentação de trabalho nas diferentes modalidades serão disponibilizados por e-mail, em até 20 dias após o evento.
Os anais serão disponibilizados no site do evento de Violência e Saúde: da prevenção ao cuidado integral até 30 dias após o evento.
Receberão o certificado pela apresentação do trabalho apenas os resumos aprovados, e no caso de comunicação coordenada aqueles em que realizarem a apresentação na sala virtual no dia e horário divulgado. Ainda, somente os trabalhos aprovados que seguirem esses critérios supracitados farão parte da publicação nos anais.
Participe agora do SENAVI, inscreva-se no evento
O evento será sobre o encerramento da primeira turma do Curso de Especialização em Prevenção às Violências, Promoção da Saúde e Cuidado Integral. Não perca a oportunidade de participar conosco dessa incrível experiência.
